Gravado com o vocalista da banda norte-americana de reggae SOJA, single flui bem e tem sentido amplificado no momento em que o mundo está tenso com o embate entre Estados Unidos e Irã.

Resenha de single

Título: Exército da paz

Artista: Natiruts – com participação de Jacob Hemphill, da banda SOJA

Compositores: Luís Maurício e Jacob Hemphill

Gravadora: Sony Music

Cotação: * * * *

♪ Principal soldado das trincheiras do reggae, ritmo gerado nas periferias da Jamaica, Bob Marley (1945 – 1981) sempre marcou posição firme na luta contra toda forma de opressão. Em essência, o cancioneiro perene do compositor defendeu a liberdade na luta cotidiana contra as tiranas potências colonizadoras.

Quase 40 anos após a morte de Marley, a ideologia do comandante reverbera no universo paralelo do reggae, por vezes de forma diluída em solução pop. É nesse tom mais genérico que se enquadra o discurso humanista de Exército da paz, música inédita lançada pela banda brasiliense Natiruts em single arremessado nas plataformas de áudio na sexta-feira, 3 de janeiro.

Exército da paz é composição de Luís Maurício, baixista do Natiruts, assinada em parceria com Jacob Hemphill, vocalista da banda norte-americana de nome SOJA, cujo nome é acrônimo de Soldiers of Jah Army. Soldados do exército de Jah, em bom português.

Gravado com a voz de Jacob Hemphill, o single Exército da paz chega ao mercado no momento em que o mundo se sente amedrontado pela ameaça de guerra entre Estados Unidos e Irã. Nesse momento de tensão bélica, seria até cinismo minimizar o sentido de trocadilhos como “Rajada de energia positiva” e “Bomba de amor que explode coração”, feitos em versos-clichês inseridos na letra de música que reverbera a ideologia positivista do Natiruts.

Se a letra sintoniza o anseio da humanidade por um mundo sem guerra, amplificando o sentido do single, a batida de Exército da paz contribui decisivamente para engrossar as fileiras de seguidores do Natiruts. A cadência pop desse reggae é simplesmente aliciante, valorizando essa segunda gravação do Natiruts com a SOJA.

Ao retribuir o convite da SOJA para participar do single Morning (2019), a banda brasiliense acabou fazendo uma das melhores gravações do Natiruts. Exército da paz é música pop que flui bem ao longo dos quatro minutos e 19 segundos de gravação bilíngue, em português e inglês, em que os vocalistas Alexandre Carlo e Jacob Hemphill falam somente uma língua, a da paz entre os homens.

Deixe seu Comentário